14 de junho, de 2023 | 17:13
Ipatinga: Cineclube Los Películas exibe filme 'Pureza' em homenagem ao Dia do Cinema Nacional
O evento acontece no dia 19 de junho, a partir das 19h30 no teatro Zélia Olguin, localizado no Bairro Cariru
A celebração do Dia do Cinema Nacional, que ocorre em 19 de junho, trará uma obra emocionante para o palco do teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga, no Vale do Aço. O filme "Pureza", dirigido e roteirizado por Renato Barbieri e Marcus Ligocki Júnior, retrata a vida e a luta de Pureza Lopes Loyola, uma heroína abolicionista brasileira. A exibição será a partir das 19h30.
A protagonista do filme, interpretada por Dira Paes, é uma mãe solo chamada Pureza que vivia em uma região pobre do Maranhão com seu filho Abel, papel de Matheus Abreu. O sustento da família vinha da olaria onde trabalhavam, vendendo tijolos. Quando Abel decide buscar trabalho em um garimpo local para proporcionar melhores condições para a mãe e desaparece, Pureza inicia uma busca incansável por ele.
Card de divulgação da exibição do filme. Foto: Divulgação.
A jornada a leva a uma fazenda que utiliza um sistema de aliciamento e retenção ilegal de trabalhadores rurais, representando uma versão contemporânea da escravidão. Pureza se infiltra como uma trabalhadora da fazenda, testemunhando em primeira mão o tratamento brutal dos empregados e o desmatamento ilegal da região.
Sua batalha, que começou em 1993, resultou na formação de um grupo que já resgatou milhares de trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão. Pureza foi reconhecida internacionalmente por seu trabalho abolicionista, recebendo o Prêmio Antiescravidão em 1997 pela ONG britânica Anti-Slavery International.
Em uma entrevista emocionante de lançamento do filme, realizada na Procuradoria Regional do Trabalho em São Luís, Pureza detalhou as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores na fazenda e o alívio ao finalmente encontrar seu filho, apesar de gravemente doente.
Dia do Cinema Nacional: a importância histórica da data e a homenagem a Pureza
O Dia do Cinema Nacional celebra a primeira vez que foram capturadas imagens em movimento em solo brasileiro, um marco realizado pelo ítalo-brasileiro Afonso Segreto em 1898. A exibição de "Pureza" como parte das comemorações é uma demonstração de como a cinematografia nacional continua a evoluir, ao mesmo tempo em que presta homenagem a figuras históricas significativas.
A exibição do filme "Pureza" e o debate subsequente fazem parte de uma programação aprovada pelo Los Películas Cineclube no Edital Arte Salva - Exibe Minas. O evento é realizado por Márcio Castro e o Governo de Minas Gerais, com recursos do Fundo Estadual de Cultura. A seleção de filmes do Los Películas Cineclube é curada por um grupo diversificado de entusiastas do cinema, incluindo Márcio Castro, Andres Gonzales, Enyaly Poletti, David Romeros, Camila Mendonça, Beto Oliveira, Éderson Caldas e Marilda Lyra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]