02 de setembro, de 2023 | 19:50
Ipatinga garante vaga na Série D do Brasileirão após acesso do Athletic
Foto: Canal dos Vales
Ipatinga garante vaga na Série D do Brasileirão após acesso do Athletic
Ipatinga garante vaga na Série D do Brasileirão após acesso do Athletic
O Ipatinga, time da região do Vale do Aço, em Minas Gerais, conquistou a vaga para disputar a Série D do Campeonato Brasileiro em 2024. Conhecido como Tigrão de Aço, o clube garantiu sua vaga com o acesso do Athletic, equipe de São João del-Rei, à série C do Brasileirão. Mesmo perdendo por 1 a 0 para o Bahia de Feira no último sábado (2), o Athletic confirmou seu acesso à Terceira Divisão ao vencer o primeiro jogo por 2 a 0.
A conquista da vaga para o Ipatinga segue as determinações do regulamento da Federação Mineira de Futebol (FMF), que prevê que os três melhores classificados do Campeonato Mineiro, excluindo os times das séries A, B e C, garantam vaga na Série D. Assim, o Tigre, que terminou o torneio estadual de 2023 em nono lugar, se juntará ao Villa Nova e ao Democrata na Série D de 2024.
Outra equipe mineira que também disputará a competição é o Pouso Alegre, mas como um dos quatro rebaixados da Série C. Atualmente, o futebol mineiro conta com América, Atlético e Cruzeiro na Série A, e Tombense na disputa da Série B.
O Ipatinga, criado em 1998 pelo polêmico dirigente Itair Machado (ex-vice-presidente do Cruzeiro), possui como título mais importante o Campeonato Mineiro de 2005. Na ocasião, o Tigre venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão. Além disso, a equipe foi vice-campeã mineira em 2002, 2006 e 2010.
Em 2008, o time disputou a série A do Campeonato Brasileiro após terminar em segundo lugar na série B do ano anterior. No entanto, o Ipatinga não conseguiu se manter na elite nacional e foi rebaixado para a segunda divisão.
Nos últimos anos, o clube enfrentou momentos de instabilidade e crise financeira, chegando até a se transferir para outras cidades do interior mineiro. No entanto, em 2022, o Ipatinga conquistou o vice-campeonato do Módulo II do Campeonato Mineiro, o que garantiu sua classificação para a divisão principal do torneio estadual no ano seguinte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]